quarta-feira, 9 de março de 2011

Saudosa sala 511.

Foto: Maurício Esteves
Um relacionamento, qualquer que seja, sempre deixa suas marcas. Alguns objetos ganham significados diferentes. Músicas, cheiros e imagens ganham relevo especial em nossas memórias. Alguns lugares se tornam marcantes. Assim, aconteceu com a sala 511, do prédio 11, da PUCRS ao longo deste relacionamento acadêmico com a faculdade de Direito.
Diariamente, um grupo de acadêmicos ali se reuniam com a intenção de mudar o mundo e o conhecimento jurídico. Grandes discussões foram travadas (nem tão grandes assim). Inúmeras teorias jurídicas tiveram origem nos debates diários do grupo de estudos que na sala 511 se encontravam.
De repente, posso ter exagerado um pouco no que tange a magnitude das contribuições jurídicas que ali tiveram origem. Mas, posso garantir que nossas intenções eram as melhores. Qualquer assunto virava pauta para as conversas: esquerda x direito; comunismo x capitalismo; segurança pública; aborto; pena de morte; história; filosofia; e, nem ao menos Deus nós perdoávamos. Sua existência foi colocada à prova inúmeras vezes.
Realmente, com a ressalva de algumas boas apresentações de trabalhos e projetos de pesquisa naquela sala idealizados, tenho que admitir que não conseguimos mudar o mundo, nem o Direito. Mas, tentamos arduamente.
Infelizmente, nem ao menos os encontros do grupo conseguimos manter. A sala 511, tristemente, não percebe mais nossa diária presença, bem como não conseguimos mais desfrutar de suas confortáveis e instigantes acomodações. Trata-se do fim deste belo relacionamento. Sabia que um dia iria chegar, mas é triste admitir que esse dia chegou tão rápido!
Um dia, quem sabe, esse grupo de amigos, que graças a sala 511 uniu fortes laços de amizade durante esse período, batizada de “A santíssima Trindade e Cia”, possa retomar sua tarefa de tentar mudar o mundo. Sinceramente, espero nunca atingir este objetivo, pois foram as várias tentativas que proporcionaram o crescimento intelectual e humano, sempre ao abrigo da saudosa sala 511.
Por enquanto, apenas rogo que tratem bem esta magnífica sala 511, do prédio 11, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que como uma mãe, desde o primeiro semestre, tem acolhido estudantes de Direito em busca de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário